24.10.2017 | Pastoral

Pastoral ACF realiza Retiro e Grupo de Trabalho: “É preciso voltar a Assis”

Estiveram reunidos no Centro de Formação Nossa Senhora da Paz, em Ponta Grossa/PR, de 17 a 20 de outubro, os Orientadores e Agentes de Pastoral das Unidades da Associação Cultura Franciscana para uma experiência de Retiro e Grupo de Trabalho (GT) vivenciando momentos ricos de partilha, silêncio, oração e troca de experiências.

O Retiro teve como proposta, a partir da memória do primeiro grande retorno dos primeiros franciscanos à Assis, em 5 de maio de 1217, evento que ficou conhecido como Capítulo das Esteiras, um retorno ao essencial do Carisma Franciscano a partir da convivência e oração comunitária.

Os participantes viveram a experiência de “Voltar à Assis” para aprofundar os três elementos base da Espiritualidade Franciscana: o Presépio – Encarnação do Filho de Deus; o Pão – a Eucaristia; e a Cruz – a Paixão do Senhor, sob a orientação de Ir. Isabel, Ir. Inês e Ir. Bernarda, respectivamente. Além disso, tiveram profundos momentos de oração pessoal e comunitária, celebrações da Eucaristia e partilha das experiências.

Na sexta-feira, aconteceu o Grupo de Trabalho dinamizado pelo Analista de Pastoral, Alex Bastos, onde foram refletidas importantes questões referentes a Pastoral das Unidades e ao planejamento das ações para o próximo ano.

Em Espírito de convivência, revigoramento e aprofundamento da espiritualidade foram vivenciados estes dias, que acreditamos, muito contribuirão para o desenvolvimento da Pastoral em todas as unidades.