07.12.2016 | Social

Integração e Voluntariado

Mais uma ação de voluntariado foi realizada como parte do Projeto de Integração entre os Colégios da Rede ACF, Colégio Franciscano N. Sra. Aparecida – Consa e Colégio Franciscano Santa Isabel, este último sendo uma unidade beneficente filantrópica.

integração e voluntariado (9)

No dia 28 de novembro, um grupo de estudantes do Consa, com o apoio de professores, organizados pelo desejo de formar um Grupo de Voluntários, foi até uma unidade beneficente filantrópica da ACF para uma atividade muito importante na formação das crianças, e por que não dizer, importante a todas as pessoas: uma aula sobre Alimentação Saudável.

Afinal, somos o que comemos, não é mesmo?

Em sala de aula, de maneira prática e divertida, foram apresentados conceitos sobre a importância de uma alimentação regrada e saudável para o desenvolvimento e crescimento das crianças.

Em seguida, os conceitos apresentados em sala de aula, foram colocados em prática em um delicioso lanche comunitário que serviu também para dar energia às brincadeiras na quadra do Colégio. E antes da partida e despedida do grupo de voluntários, todos se reuniram em roda para cantar algumas músicas.

integração e voluntariado (12)O grupo de voluntários é uma iniciativa da ACF e do Consa para estimular o senso de cidadania e despertar a empatia nos estudantes.

As manifestações positivas dessas ações podem ser percebidas no depoimento que a estudante Maria Eduarda Miranda, formanda da 3ª série do Ensino Médio do Consa, registrou em belas palavras no texto abaixo:

“Trabalho voluntário: na teoria é basicamente exercer uma atividade desempenhada pela força de trabalho e serviço sem remuneração. Só que, na prática, é muito mais do que isso, é um envolvimento de amor, solidariedade e carinho e existe remuneração sim!! A remuneração que o voluntariado recebe é a reciprocidade. É ver os olhinhos de quem está sendo ajudado brilharem. É receber um abraço, um OBRIGADO!

Minha participação como voluntária no Colégio Franciscano Santa Isabel, Colégio beneficente integrante da ACF, começou em 2015 na entrega de doação de brinquedos aos estudantes do Santa Isabel.  Esse foi meu primeiro contato direto com uma ação solidária e amei, já “de cara”! Quando surgiu a oportunidade de voltar ao Colégio, oferecida pelo Professor Bruno com o Projeto de Integração Consa e Santa Isabel, eu não pude deixar de participar!

Na 1ª parte, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I vieram até o Consa e participaram de uma aula no laboratório de Ciências ministrada pelo grupo de voluntariado. Além da aula prática de Ciências, brincamos, cantamos e fizemos amizades. Apaixonei-me por aqueles pequeninos, pelos quais criei um imenso carinho. Naquela data ficou uma promessa: a de que voltaríamos a nos encontrar numa visita que faríamos ao Santa Isabel.

Finalmente, na 2ª parte do Projeto, mesmo na loucura das últimas semanas de aula, nos juntamos novamente, e fizemos uma aula sobre alimentação saudável e pusemos em prática o que aprendemos em um delicioso e caloroso lanche comunitário, o qual foi um sucesso!!

Os estudantes do voluntariado do Consa separaram-se em grupos, nos quais cada um ficou responsável por uma função na preparação da alimentação. Fizemos uma linha de produção na cozinha, onde todos deram sua força de trabalho, por amor, pela recompensa das crianças, por cada sorriso “de orelha a orelha”.

Todos os pequenos ficaram muito felizes em nos reencontrar naquele dia e a nós coube a maior alegria em poder rever aqueles rostinhos que nos marcaram. Não é possível descrever o tamanho da felicidade em ter participado desse Projeto. Foi um exercício de amor, carinho, ansiedade, abraços, sorrisos, olhinhos brilhando, a felicidade estampada no rosto de cada um!!

O meu último ano no Consa encerra-se assim, com chave de ouro, mas levo comigo a certeza de que não será a última ação solidária que eu e meus colegas estaremos empenhados, tanto no Colégio Santa Isabel, como em várias outras Instituições”.

Maria Eduarda Miranda – estudante da 3ª série do EM


Warning: include(/home/storage/b/15/ae/acfatualizacao1/public_html/wp-content/themes/acfinstitucional/build/in/box-lastnews.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/b/15/ae/acfatualizacao1/public_html/wp-content/themes/acfinstitucional/single.php on line 81

Warning: include(): Failed opening '/home/storage/b/15/ae/acfatualizacao1/public_html/wp-content/themes/acfinstitucional/build/in/box-lastnews.php' for inclusion (include_path='.:/opt/lc/php/7.1/share/pear') in /home/storage/b/15/ae/acfatualizacao1/public_html/wp-content/themes/acfinstitucional/single.php on line 81