O que fazemos

A Associação Cultura Franciscana – ACF é associação civil conforme Código Civil de 2002, pessoa jurídica sem fins econômicos e com finalidades institucionais religiosas, beneficentes, educativas, assistenciais e culturais.

IMG_4444

A ACF mantém Unidades nas áreas: Educacional e de Assistência Social. Os Serviços, Programas e Projetos são realizados com recursos próprios advindos das receitas dos serviços educacionais ofertados nas Unidades de negócio.

Na área Educacional, a ACF enquanto instituição de ensino filantrópica e socioassistencial mantêm dois colégios que atendem mais de 600 crianças e adolescentes com educação regular gratuita, além de uniforme, material didático e alimentação. São indivíduos pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social com renda per capita de até 1,5 salário mínimo e residentes dos entornos dos colégios:

  • Colégio Franciscano Santa Isabel, localizado no bairro do Jardim São Luiz, periferia da cidade de São Paulo;
  • Colégio Franciscano Santa Clara, localizado na divisa entre o distrito de Parelheiros e a cidade de Embu Guaçu, uma das regiões mais carentes da cidade de São Paulo.

Esse programa visa contribuir na promoção humana, favorecendo o acesso a educação de qualidade e recursos condizentes à permanência do estudante nas Unidades nas quais estão inseridos.

Na área de Assistência Social, a ACF, em consonância com o conjunto normativo da Política Nacional de Assistência Social, desenvolveu Serviços, Programas e Projetos no eixo da Proteção Social Básica que tem como objetivo a prevenção de situações de risco e vulnerabilidade social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. As ações desenvolvidas tiveram como público-alvo a população em situação de vulnerabilidade social, decorrente da ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos, além de discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras.

Nesse caminho, mantem o Centro Franciscano de Acolhimento – CFA onde realiza ações sociais que visam estimular e resgatar as habilidades e potencialidades dos Educandos, por meio de atividades socioculturais, lúdicas, esportivas, apoio pedagógico e inclusão social. Estimulando e orientando os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas na família e na sociedade. Tendo como meta contribuir para formação integral da criança e/ou adolescente, no desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.