Projetos ACF e Congregação
Missionárias Pará
As Irmãs Franciscanas de Ingolstadt chegaram ao Pará em abril de 1973, na cidade de Altamira. Um grupo de três Irmãs foi o primeiro a atuar na região, tanto na orientação de professores quanto nas atividades da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Dez anos depois (abril de 1983), as religiosas chegavam a Uruará, e em dezembro de 1990, à cidade de Moju.
Desde então, as atividades das Irmãs na região paraense estão relacionadas à catequese, à formação religiosa, à liturgia, às ações pastorais (da Criança, Saúde, Vocacional, Juventude), à projetos sociais, entre outras que beneficiam mais de sete mil pessoas.
Um dos projetos sociais que as religiosas coordenaram em benefício da comunidade local é o Projeto Sementes da Floresta, em Uruará, o qual promove a extração sustentável de óleos de sementes de árvores nativas, como cupuaçu, andiroba, babaçu, entre outras, com o intuito de gerar renda para os participantes. Os óleos extraídos são destinados à elaboração de sabonetes, máscaras capilares e hidratantes.
A reabertura do Aspirantado na cidade de Altamira também é motivo de comemoração para a congregação, pois permite o despertar de novas vocações de jovens que ainda hoje se apaixonam por Jesus e decidem segui-lo, vivendo o Carisma das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt.
E para superar um dos principais desafios da Missão no Pará (a necessidade de mais missionários), as Irmãs também se dedicam a formar pessoas que se comprometam com o trabalho desenvolvido na região.
Missionárias África
No dia 25 de fevereiro de 2008, um grupo das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt chega a Luanda, na Angola, para uma missão. O cenário era de uma escola com salas pequenas e ainda por terminar; terreno aberto com um lixão a céu aberto nas proximidades; uma creche precária, com poucas crianças e muitos problemas; e principalmente, uma comunidade paroquial pequena, mas muito, muito ativa mesmo. Esse foi, então, o diferencial para que tudo pudesse começar.
Nessa realidade vivenciada pelo grupo de Irmãs havia um número bastante significativo de pessoas que necessitavam de atendimento nas áreas da Educação, Saúde e Pastoral. E as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt estavam ali para suprir essa necessidade.
A Escola São Marcos conta salas de aula adequadas para receber os estudantes, além de espaço para a equipe docente e pedagógica, bem como sanitários adequados e mobiliário necessário para o bom atendimento de todos. Antes da chegada das Irmãs, os estudantes precisavam levar seus próprios bancos ou cadeiras para a escola.
Há também uma creche, que leva o mesmo nome da escola.
Pensando no Futuro
As Irmãs também desenvolvem diversas atividades em conjunto com a comunidade, como encontros e reuniões com grupos pastorais.
Para as Irmãs, os maiores desafios da Missão Angolana ainda são as diferenças culturais e os problemas de infraestrutura, pois conscientizar a população sobre a importância de cuidar da vida ou da constituição familiar ainda demanda esforços. E, apesar do bom desenvolvimento em outras áreas, a região ainda precisa de melhor assistência médica e saneamento básico.
Para os próximos anos, a expectativa é conseguir continuar a atender as necessidades da comunidade local, de acordo com as possibilidades; desenvolver um trabalho vocacional, a fim de despertar novas vocações para a congregação; e conscientizar os jovens quanto à importância dos cuidados com o meio ambiente.