Associação Cultura Franciscana – ACF

Social

O que fazemos

Associação Cultura Franciscana – ACF é associação civil conforme Código Civil de 2002, pessoa jurídica sem fins econômicos e com finalidades institucionais religiosas, beneficentes, educativas, assistenciais e culturais.

A ACF mantém Unidades nas áreas: Educacional e de Assistência Social. Os Serviços, Programas e Projetos são realizados com recursos próprios advindos das receitas dos serviços educacionais ofertados nas Unidades de negócio.

Na área Educacional, a ACF enquanto instituição de ensino filantrópica e socioassistencial mantêm dois colégios que atendem mais de 700 crianças e adolescentes com educação regular gratuita, além de uniforme, material didático e alimentação. São indivíduos pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social com renda per capita de até 1,5 salário mínimo e residentes dos entornos dos colégios:

  • Colégio Franciscano Santa Clara, localizado na divisa entre o distrito de Parelheiros e a cidade de Embu Guaçu, uma das regiões mais carentes da cidade de São Paulo.

Esse programa visa contribuir na promoção humana, favorecendo o acesso a educação de qualidade e recursos condizentes à permanência do estudante nas Unidades nas quais estão inseridos.

Na área de Assistência Social, a ACF, em consonância com o conjunto normativo da Política Nacional de Assistência Social, desenvolveu Serviços, Programas e Projetos no eixo da Proteção Social Básica que tem como objetivo a prevenção de situações de risco e vulnerabilidade social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. As ações desenvolvidas tiveram como público-alvo a população em situação de vulnerabilidade social, decorrente da ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos, além de discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras.

Nesse caminho, mantém o Centro Franciscano de Acolhimento – CFA onde realiza ações sociais que visam estimular e resgatar as habilidades e potencialidades dos Educandos, por meio de atividades socioculturais, lúdicas, esportivas, apoio pedagógico e inclusão social. Estimulando e orientando os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas na família e na sociedade. Tendo como meta contribuir para formação integral da criança e/ou adolescente, no desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Filantropia

Na área Educacional, a ACF beneficia estudantes com bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) e Apoio ao Aluno Bolsista, o qual consiste na doação de material didático, uniforme e merenda escolar. Ambos os programas visam contribuir na promoção humana, favorecendo o acesso a educação de qualidade e recursos condizentes à permanência do estudante nas Unidades nais quais estão inseridos.

Conforme o art. 13 § 2º  da Lei 12.868/13, a ACF mantém o Programa de Apoio ao Estudante Bolsista objetivando a promoção humana, garantindo a igualdade de condições para acesso e permanência dos estudantes beneficiados com bolsas de estudos integrais e parciais. Consiste na doação de material didático, uniforme e alimentação.

Em 2017, um total de 1.193 estudantes inseridos nos Colégios Franciscanos: Santo Inácio, São Francisco, Nossa Senhora de Fátima, Santa Clara e Santa Isabel receberam doação de material didático. E 781 estudantes inseridos no Colégio Franciscano Santa Clara e Colégio Franciscano Santa Isabel foram beneficiados com uniformes, material didático e alimentação.

A ACF utiliza de critérios necessários para seleção de seus estudantes bolsistas, conforme o art. 33 do Decreto 8242/14. Ou seja, todos os estudantes participantes do Programa de Bolsas de Estudos, atendidos pela Associação Cultura Franciscana, apresentam o perfil socioeconômico, cuja renda familiar mensal per capita não excedeu o valor de 1 1/2 (um e meio) do salário mínimo vigente, conforme Lei 12.868/13. Tal perfil é comprovado através de uma lista de documentos. A análise socioeconômica é realizada pelos Assistentes Sociais da Entidade.

Conforme o Decreto 8242/14 no artigo 33, a ACF estabeleceu critérios e regulamentos para a concessão de bolsas de estudos e publica, através de um Edital, as vagas e demais orientações de como participar do processo.

Assistência Social

O setor de Assistência Social organiza-se, na ACF, para dar suporte às ações sociais desenvolvidas pela Instituição articulando oportunidades de atendimento socioassistencial e ampliando o serviço prestado.

Trata-se de uma área estratégica porque prima pela articulação com diversos setores, tanto do público quanto do privado, e assim prospectar parcerias e projetos que proporcionem à ACF a possibilidade de oferecer um trabalho social de qualidade e sempre com a premissa de buscar novos recursos para ampliação do trabalho de Educação e Assistência Social.

Certificações

A Associação Cultura Franciscana – ACF possui os seguintes registros e certificações:

* Registro no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) nº 30.000/54;

*Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), desde 1970, nº 244.941/70;

*Declaração de Utilidade Pública Federal, pelo Decreto Federal nº 72.941, de 17/10/1973;

*Declaração de Utilidade Pública Estadual, pelo Decreto nº 52.070, de 17/08/2007;

*Declaração de Utilidade Pública Municipal, pelo Decreto do município de São Paulo sob nº 17.248, de 14/07/1981;

*Inscrição no Conselho Estadual de Assistência Social do Estado de São Paulo sob nº 0261;

*Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), do município de São Paulo, sob nº 1118/13;

*Inscrição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-SP), sob nº 1233, desde 2007;

*Inscrição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Embu Guaçu/SP), sob nº 0018 (2014);

*Certificado de Credenciamento de Organização de Assistência Social (SMADS), sob nº 30210 (2015).