Associação Cultura Franciscana – ACF

Lançamento e apresentação do Tema e Lema da ACF 2023

Na última segunda, 13 de fevereiro, a Associação Cultura Franciscana (ACF) promoveu o Lançamento e Apresentação do Tema e Lema de 2023. 

Sempre inspirado pela Campanha da Fraternidade, que celebramos na igreja do Brasil, a partir do Tema “Fraternidade e Fome” e do Lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16), a ACF viverá neste ano o Tema “Educar e participar: agir pela superação da fome”, buscando priorizar os processos educativos e a participação integral. O Lema que nos moverá é um versículo do Evangelho de Mateus: “Tive fome e me deram de comer” (Mt 25,35). 

O Lançamento e a apresentação foi em uma perspectiva formativa e de diálogo, a partir das reflexões da Pastoral da ACF e de três assessores/as: Nicole Oliveira, colaboradora da ACF, formada em Relações Internacionais, e que nos deu um panorama das Políticas Públicas de alimentação dos últimos anos no Brasil; Melissa Tarrão, formada em Nutrição, estagiária da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da Secretaria Municipal de Educação do município de São Paulo e participante da Pastoral da Juventude, que abordou a questão do combate à fome; e Vinícius Fabreau, colaborador do Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS) e coordenador do Projeto Pão da Solidariedade, que nos trouxe, desde a espiritualidade franciscana, a atuação do SEFRAS para uma alimentação de qualidade aos mais empobrecidos. 

Foi um momento de aprendizado e de inspiração para gestos concretos, buscando a superação desse mal em nossa sociedade, a fome.