Associação Cultura Franciscana – ACF

Sobre a ACF

A Associação Cultura Franciscana (ACF), é uma instituição de caráter beneficente, filantrópica, assistencial, educacional e cultural que está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Pará.

Desde 1937, atua na transformação da vida de milhares de crianças e adolescentes brasileiros através da Educação de qualidade e Assistência Social. E a Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt é a responsável pela ACF no Brasil.

Missão

“Promover e restaurar a vida em todas as dimensões do ser, para transformar o ‘vale de lágrimas’ em “Vale de Graças”, numa postura de acolhimento e fraternidade, por meio da Educação e de Ações Sociais, norteadas pelos princípios cristãos e valores franciscanos”.

Visão

“Ser referência em todo o país pela excelência do ensino e da cultura, de acordo com sua proposta educativa franciscana, pela relevância das suas obras sociais, pelo respeito à vida e pelas relações fraternas.”

História

A trajetória da ACF se mistura com a história da Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt.

Em 1276, 50 anos após a morte de São Francisco, Diemuth Thrailacherin e Margareth Von Puch, sensibilizadas pelas pregações dos seguidores de Francisco, dedicam suas vidas ao acolhimento dos mais abandonados da região de Ingolstadt (Baviera).

Logo atraíram outras jovens e mulheres piedosas. Foram chamadas “Beguinas” – Irmãs das Almas – e seu convento passou a ser conhecido como Gnadenthal – “Vale das Graças” – porque procuravam transformar o “vale de lágrimas” deste mundo em Vida e Graça.

A vida e os trabalhos das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt mudaram ao longo dos anos:

Em 1468

As Irmãs se tornaram propriamente Franciscanas, aceitando a Regra da 3ª Ordem Regular de São Francisco.

Em 1627

Forçadas pelas turbulências da Guerra dos 30 Anos e em obediência ao Papa, as Irmãs se tornaram Monjas contemplativas. Dedicaram-se à solene Liturgia, vigílias, oração e afins. Fizeram bordados e paramentos, ensinaram música e canto, fabricaram remédios e atenderam o povo, atingido por epidemias e pelo sofrimento da Guerra. Nesta época, o “Vale das Graças” tornou-se lugar de romaria.

Em 1829

Após o período da secularização, elas foram incumbidas pelo Governo da Baviera a assumir a Educação da Juventude Feminina da cidade de Ingolstadt. Elas o fizeram com dedicação e excelência e suas Escolas Particulares eram consideradas as maiores e melhores do Estado da Baviera. Lecionaram, também, nas diversas escolas do Governo.

Em 1939 - 1945

Durante a II Guerra Mundial, proibidas pelo Governo Nazista de continuar lecionando, buscaram outros espaços missionários, dentre eles, o Brasil.

Em 12 de outubro de 1938

Com o apoio dos Padres da Congregação Verbo Divino, chega ao Brasil um grupo de cinco Irmãs Professoras e, no ano seguinte, mais sete Irmãs. Instalaram-se em Aiuruoca e Baependi, Minas Gerais e atuaram nas áreas da Educação e Saúde, sem deixar de lado a Evangelização.

Em 1942

Registram-se como Sociedade Cultura Franciscana.

Em 2003

Assumem a denominação atual: Associação Cultura Franciscana (ACF) concentrando suas atividades nos campos: Educacional e Assistência Social.

Atualmente a ACF mantém Unidades nas áreas: Educacional e de Assistência Social. Os Serviços, Programas e Projetos são realizados com recursos próprios advindos das receitas dos serviços educacionais ofertados nas unidades de negócio.

Na área educacional, a ACF mantém seis unidades:

Colégio Franciscano Santo Inácio, fundado em 1940, localizado no município de Baependi – Minas Gerais;

Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, fundado em 1947, localizado em São Paulo, Capital;

Colégio Franciscano Nossa Senhora de Fátima, fundado em 1964, localizado no município de São Miguel de Iguaçu – Paraná;

Colégio Franciscano Santa Clara, fundado em 1984, localizado no município de Embu Guaçu – São Paulo;

Colégio Franciscano Santa Isabel, fundado em 2008, localizado em São Paulo, Capital;

Centro de Educação Infantil Lar Maria Albertina, fundado em 1959 em São Paulo, Capital.

Proporciona ensino regular e ações educativas a mais de 4.000 crianças e adolescentes. Destes, mais de 700 são bolsistas integrais ou participam de projetos sociais com gratuidade total por se encontrarem em situação de vulnerabilidade social e atender ao perfil socioeconômico necessário para concessão da bolsa.

Na área da Assistência Social, a ACF mantem o Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos, em Unidade Assistencial própria e recebe o nome de Centro Franciscano de Acolhimento Jardim São Luís, fundado em 2006, localizado em São Paulo, no bairro do Jardim São Luís.

A ACF, sempre atenta às mudanças e avanços da sociedade, investe continuamente na formação de seus colaboradores, na promoção da Educação e da Cultura (em suas diversas expressões) pautada pelos princípios cristãos e valores franciscanos de Acolhimento e Fraternidade.