Associação Cultura Franciscana – ACF

Centro Franciscano de Acolhimento - CFA

Além dos colégios que oferecem educação regular para crianças e jovens, a ACF mantém o Centro Franciscano de Acolhimento – CFA.

Trata-se de um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos que está alinhado ao eixo de Proteção Social Básica por realizar ações sociais que visam estimular e resgatar as habilidades e potencialidades dos Educandos, por meio de atividades socioculturais, lúdicas, esportivas, apoio pedagógico e inclusão social. Estimulando e orientando os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas na família e na sociedade. Tendo como meta contribuir para formação integral da criança e/ou adolescente, no desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Os usuários são residentes dos bairros do Jd. São Luís e adjacências e pertencentes às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ ou risco social, com precário acesso à renda e aos serviços públicos. Em relação à situação socioeconômica, as famílias das crianças atendidas, em sua maioria, residem em casas de blocos, alugadas ou em unidades habitacionais da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo – CDHU localizado na região.

Considerando a realidade do público atendido, proporcionamos atividades que contribuam para o desenvolvimento dos mesmos e previnam situações de risco.

As oficinas visam oportunizar acesso ao lazer cultural e esportivo, eventos e redes sociais virtuais, além de desenvolver atividades pedagógicas (acompanhamento de lição de casa, jogos, leitura, contação de histórias), atividades educativas (jogos, esportes, brincadeiras, dança, música, visitas ao museu presencial e virtual, artesanatos com materiais recicláveis, vídeos, pesquisa, blogs, portais, fóruns…), rodas de conversa, reuniões, assembleias ou outras formas de organização que propiciem a reflexão, discussão, diálogo e tomada de decisões.

Paralelamente ao trabalho desenvolvido com os educandos, realizamos atendimentos às respectivas famílias propiciando um espaço para troca de experiências e informações, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.

O CFA funciona em regime de contraturno escolar e oferece gratuitamente, além de alimentação, atividades extracurriculares para crianças matriculadas na rede pública de ensino e residentes do bairro do Jardim São Luiz, periferia da zona sul de São Paulo.

Tal serviço é realizado no mesmo espaço do Colégio Franciscano Santa Isabel.